SÉRGIO HUMBERTO
Um Sonho Cumprido!
02 de Novembro de 2022
SÉRGIO HUMBERTO

Um sonho cumprido

Nós, os trofenses, vamos cumprir um sonho no próximo dia 5 de novembro. Um sonho acalentado por muitas gerações e que começou a ser realizado no dia 19 de novembro de 1998, quando a Trofa foi elevada a município. Uma aspiração tão justa e tão necessária, como o demonstra a evolução da nossa terra nas últimas décadas. Em 2022, a Trofa é um concelho de referência a Norte, um motor de desenvolvimento da região, onde a qualidade de vida é uma realidade.

Esta independência autárquica foi uma alegria imensa, mas nunca ficou concluída. Faltava-nos o símbolo desse poder, um espaço que representasse a nossa identidade. Faltava-nos a Casa de todos os trofenses.

No dia 5 de novembro finalmente cumprimos o nosso sonho autárquico. É com uma alegria imensa que o escrevo: vamos inaugurar os Paços do Concelho da Trofa!

O caminho para aqui chegar foi duro, mas talvez por isso mais recompensador. É a prova que os sonhos se conquistam com trabalho, que a nossa união e tenacidade são uma força poderosa. Enquanto autarca, esta é a obra de uma vida.

Até agora éramos o único município do país sem Paços do Concelho, mas não foi isso que nos animou. Os Paços do Concelho da Trofa são uma realidade pelo que simbolizam e trazem aos trofenses, quer para os que durante tantos anos lutaram pela nossa autonomia administrativa, quer para as gerações que hão de vir, porque na Trofa todos os dias projetamos o futuro.

Este é um espaço emblemático, localizado numa zona central e histórica da cidade, que faz a ligação entre o nosso passado e o nosso futuro: reabilitámos uma antiga fábrica, transformámo-la num edifício autossustentável em termos de energia e água,  requalificámos a envolvente e demos mais um contributo para a revolução em curso no espaço público da Trofa.

Até agora com os serviços dispersos, os Paços do Concelho vão permitir à autarquia servir melhor os munícipes, o que é fundamental num momento histórico em que a descentralização de competências do Estado Central é um processo irreversível – e positivo para as populações, se feita de forma séria e responsável, com tempo e recursos, respeitando os cidadãos e as autarquias.

Infelizmente, tal não tem acontecido. A transferência de competências nas áreas da Educação e da Saúde não foram bem conduzidas pelo Governo e a história está a repetir-se na descentralização às “três pancadas” que agora pretende implementar na área da ação social. É fundamental que o Governo a adie, a planeie cuidadosamente com as autarquias e a reformule.

Sei bem do que falo. Quando assumi a presidência da Câmara da Trofa, em 2013, este era o segundo município mais endividado do país. Fruto do nosso trabalho, da nossa organização, do nosso planeamento meticuloso, somos agora dos municípios mais estáveis financeiramente. Com trabalho e rigor, tudo se consegue.

A Casa dos trofenses, os nossos Paços do Concelho, são, por isso, uma realidade. E o Futuro passa cada vez mais pela Trofa!


Artigo de Opinião publicado no Jornal de Notícias

Mais Editoriais de SÉRGIO HUMBERTO
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T