Municipio
CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA INAUGUROU DISTRIBUIDORA XXI, CICLOVIA NORTE E ESCULTURA DA FAMÍLIA
21 de Junho de 2022
0 comentários

 ESCULTURA DE HOMENAGEM À FAMÍLIA EMBELEZA NOVA VIA

 

A Câmara Municipal da Trofa, inaugurou a nova via “Distribuidora 21”, a Ciclovia Norte e a Escultura “A Família”. A cerimónia teve lugar no parque de estacionamento da Escola EB2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques, na passada sexta-feira, 17 de junho. O novo eixo multimodal liga a Rotunda do Bombeiro à zona do Hospital da Trofa.

 

Orçada em 1,2 milhões de euros, a obra executada pela Câmara Municipal da Trofa teve um financiamento 85% de fundos europeus e a Rede Ciclável e Pedonal da Trofa - Distribuidora 21 integra-se no projeto mais amplo de criação/qualificação da rede infraestrutural de suporte à mobilidade ciclável e pedonal da cidade, contribuindo para colmatar as insuficiências sinalizadas no diagnóstico de suporte ao PEDU e fomentar uma transformação estrutural dos padrões dominantes de mobilidade urbana no núcleo central da cidade, atribuindo crescente centralidade aos designados modos suaves.

 

Pensada no âmbito do Plano Rodoviário Municipal, como uma via estruturante e diferenciadora, o investimento da “Distribuidora 21” possibilita o descongestionamento da EN14, proporcionando também uma profunda reorganização do trânsito no centro urbano da Trofa e assenta no projeto “Trofa do Futuro: Cidade dos 15 minutos”, conceito que a Câmara Municipal da Trofa está a implementar, no período 2020-2025, aposta numa cultura de proximidade, em que os residentes no território concelhio, têm acesso até uma distância de 15 minutos a pé (ou através de modos suaves - bicicleta/trotineta) a equipamentos, comércio, serviços essenciais, espetáculos e educação.

 

Homenageando as famílias, a Câmara Municipal da Trofa colocou na rotunda que inicia a Distribuidora XXI uma escultura intitulada “A Família” da autoria de José Manuel Fernandes e produzida por Jorge Silva, Trofinox, a obra de arte foi uma oferta de José Manuel Fernandes, Fundador do Grupo Frezite SA, à Autarquia.

 

Na cerimónia de inauguração, José Manuel Fernandes explicou a obra colocada na rotunda da Distribuidora XXI, “escultura é uma homenagem à família, à gratidão, valoriza o espírito da família. A Família é o elo mais importante da Sociedade. Não posso terminar sem agradecer e valorizar todo o trabalho desenvolvido no Concelho com provas dadas em todas as freguesias pelo Presidente Sérgio Humberto. Não podia deixar também um agradecimento especial ao Jorge Silva da Trofinox pelo seu empenho e simplicidade no processo de construção da escultura, o nosso obrigado à Trofinox por ter sido o nosso braço armado nesta obra”.

 

Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa, na cerimónia de inauguração, aproveitou para enaltecer o espírito empreendedor dos empresários trofenses e a prova estava no trabalho de várias entidades na conceção da Escultura “A Escultura que hoje inauguramos evidencia a Família. A Família que é a estrutura basilar de uma casa, onde nós e os nossos filhos aprendem educação, carácter e moldamos a sua personalidade. Quero agradecer aos Empresários que criaram esta escultura e na pessoa deles elogiar o tecido empresarial Trofense que são determinantes para o desenvolvimento do nosso território”.

 

“Já tínhamos afirmado, mas voltamos a reforçar a ideia que esta via proporcionará uma nova realidade ao centro urbano da Trofa, criando fluidez no trânsito e acesso mais direcionado a serviços e equipamentos como o Hospital da Trofa, o Aquaplace – Academia Municipal da Trofa, o Parque das Azenhas (Entrada de Real) e a Autoestrada A3. No fundo, aumentamos a qualidade de vida dos nossos Trofenses e de quem nos visita.” salienta o Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto.

 

Este percurso ciclável que tem como objetivo promover a bicicleta como meio de transporte, passível de vir a garantir uma percentagem apreciável da repartição modal, ou seja, a criação de uma nova infraestrutura de transporte com identidade própria, vai completar uma vasta rede ciclável existente e em construção, na Trofa.

 

Além dos óbvios benefícios ambientes, económicos e energéticos, o conceito de mobilidade urbana pretende ainda estimular a prática desportiva e hábitos de vida saudável junto da população, contribuindo decisivamente para diminuir a ocupação do espaço público, a circulação automóvel na via pública e respetiva poluição ambiental e sonora.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T