Municipio
ASSINADA EMPREITADA DE RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO AVE NA TROFA
23 de Junho de 2023
0 comentários

1 MILHÃO DE EUROS PARA OBRA DE REQUALIFICAÇÃO DO RIO AVE

 

A Câmara Municipal da Trofa assinou, esta sexta-feira, 23 de junho, na Azenha de Bairros, o Auto de Consignação da Empreitada de Recuperação e Valorização da Bacia Hidrográfica do Ave, com a presença do Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Eng. Pimenta Machado.

 

Orçada em 1 milhão de euros, a requalificação do Rio Ave permite concretizar um conjunto de intervenções de limpeza e consolidação de uma parte substancial da rede hidrográfica do rio Ave.

 

“O trabalho desenvolvido entre a Câmara da Trofa e a Agência Portuguesa do Ambiente permite-nos garantir o futuro dos nossos rios. Este projeto permitirá requalificar 3 açudes, 3 azenhas (Barca, Sam e Bairros) e construir mais 4 km de passadiços, prolongando o Parque das Azenhas até aqui” refere Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa.

 

Ainda na cerimónia, Sérgio Humberto anunciou o projeto conjunto com a Câmara Municipal de Famalicão, “Pela 1ª vez temos projeto para a reconstrução da Ponte Pênsil, uma grande empreitada, em parceria com a Câmara Municipal de Famalicão”.

 

Aníbal Costa, responsável pelo projeto de requalificação do Rio Ave, garante que este projeto permitirá requalificar e reabilitar o rio e as margens, recuperando os açudes e as azenhas “elaboramos um projeto que permitirá devolver o Rio Ave aos Trofenses e tenho de agradecer à Câmara Municipal da Trofa pela oportunidade em fazer parte desta importante requalificação”.

 

A empreitada contempla a limpeza, desobstrução, desassoreamento dos rios e ribeiras dos afluentes do rio Ave, no Concelho, bem como a preservação e reposição da galeria ripícola, contemplando 9 linhas de água; a estabilização das margens e beneficiação de habitat para espécies ribeirinhas em domínio hídrico; a reabilitação de três infraestruturas hidráulicas degradadas no rio, correspondendo a construções já existentes no meio hidrográfico, com tradição na gestão do recurso hídrico, no controlo dos níveis dos planos de água, na contenção das margens e gestão do regime hidrográfico e o reforço dos sistemas de monitorização da qualidade da água.

 

Pimenta Machado, vice-presidente da Agência Portuguesa para o ambiente realça a aposta das autarquias e da Agência na requalificação dos rios e ribeiras portuguesas, “Se há projeto que valoriza o Rio Ave é este da Trofa. Tenho que realçar a resiliência do Presidente Sérgio Humberto e persistência para conseguir este financiamento. Tenho uma grande expetativa, de todos os projetos, o projeto da Trofa é o mais ambicioso”.

 

Financiada pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), com um investimento elegível de 1.045.339,90€, pretende que a empreitada de requalificação esteja concluída até final de 2023.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T