Municipio
TROFA E FAMALICÃO VÃO RECONSTRUIR ANTIGA PONTE PÊNSIL DEMOLIDA EM 1934
30 de Outubro de 2023
0 comentários

DOCUMENTO DE PARCERIA FOI ASSINADO NOS PAÇOS DO CONCELHO DA TROFA

 

A Câmara Municipal da Trofa e a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão assinaram, esta segunda-feira, 29 de outubro, nos Paços do Concelho da Trofa, um protocolo de cooperação para a constituição de um agrupamento de entidades adjudicantes – “Ponte Pênsil sobre o Rio Ave, para a promoção da mobilidade sustentável”.

 

Inaugurada em 1858, a Ponte Pênsil da Trofa, atravessava o Rio Ave, cuja construção foi da responsabilidade da Companhia de Viação do Minho.

 

A ponte apoiava os seus extremos em dois enormes pegões de granito e estava suspensa por cordões aramados presos e cabos de suspensão, que tinham os seus extremos nas casas dos portageiros (em forma de torres de menagem).

 

Demolida em 1935, no seu lugar foi construída a enorme ponte de betão armado, melhor preparada para o intenso tráfego de uma região em desenvolvimento.

 

Empenhados em recuperar um dos monumentos mais icónicos da região, as autarquias da Trofa e de Vila Nova de Famalicão assinaram um protocolo que permitirá a construção de uma nova ponte pênsil, respeitando o traço original com a intenção de melhorar a acessibilidade pedonal e ciclável entre as duas margens e promover, deste modo, uma mobilidade mais sustentável.

 

“Este é mais um dia histórico para o concelho da Trofa. O entendimento entre as duas Câmaras Municipais permitirá reerguer a ponte pênsil, um dos monumentos mais acarinhados pelos Trofenses e Famalicenses”, realçou Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa.

 

Recorde-se que se encontra em vigor um Programa Estratégico para a Recuperação e Valorização Ambiental das Margens do rio Ave, ao abrigo do Protocolo de colaboração outorgado pelo Município da Trofa e pelo Município de Vila Nova de Famalicão, em 12 de agosto de 2021, com o objetivo de valorizar o enorme potencial ambiental, patrimonial e turístico do Rio Ave.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T