Municipio
JOSÉ MANUEL FERNANDES ABRIU A EDIÇÃO DE 2024 DE “UMA VIAGEM NO TEMPO COM…” NA CASA DO CONHECIMENTO DA TROFA
19 de Janeiro de 2024
0 comentários

1ª TERTÚLIA DO ANO JUNTOU O FUNDADOR DA FREZITE A UMA PLATEIA ÁVIDA DE INFORMAÇÃO

 

Na primeira “viagem” de 2024, a Casa do Conhecimento da Trofa recebeu, a 18 de janeiro, nas instalações da antiga Estação Ferroviária, o empresário Trofense José Manuel Fernandes, fundador da empresa FREZITE.

 

Licenciado em Engenharia Mecânica pela FEUP/Universidade do Porto e bacharel em Eletrotecnia e Máquinas pelo ISEP, José Manuel Fernandes começou a sua apresentação realçando a importância das revoluções industriais, que permitiram a introdução de novos equipamentos (vapor, carvão, aço, eletricidade, e etc.) e a definição de capitalismo industrial para uma plateia de encheu a Casa do conhecimento da Trofa.

 

Destacou ainda a importância da industrialização do Baixo Ave, desde as primeiras fabricas têxteis com a utilização do linho, algodão, fibras artificiais e fibras naturais, passando pelo dualismo, dois sistemas produtivos, a produção artesanal e a produção mecanizada até ao surgimento de novos sectores no âmbito da alimentação, saúde/farmacêutica, metalomecânica, engenharia, serviços, construção, componentes e aeronáutica.

 

“Os desafios futuros estão na Educação e no Conhecimento. As empresas têm de ter cada vez mais critério na escolha das pessoas e disponibilizar conhecimento e formação para que possam ser competitivos” salientou José Manuel Fernandes.

 

Realçou a importância da Metalomecânica no desenvolvimento do concelho da Trofa e da importância basilar que o sector tem para o desenvolvimento de toda a indústria Trofense.

 

Destacou também a importância do CENFIM para o sucesso da indústria Trofense, “temos na Trofa o melhor CENFIM do País, o que ajuda as nossas empresas a garantir melhores e mais qualificados recursos humanos”.

 

No final da tertúlia, José Manuel Fernandes respondeu a questões da plateia e salientou o papel que a AEP tem tido no desenvolvimento do Portugal industrializado e lançou farpas ao quadro comunitário 2030 em que “as grandes empresas não podem obter fundos. O Governo definiu que em Portugal não pode ter grandes empresas, o que dificulta o crescimento da economia”.

 

No encerramento da conversa na Casa do Conhecimento, Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa destacou o papel dos empresários trofenses no desenvolvimento do País, deixando críticas à inoperabilidade de instituições como o AICEP e o Banco Português de Fomento, “No rescaldo desta primeira tertúlia, revejo-me nas palavras do engenheiro José Manuel Fernandes. Aproveito para deixar algumas questões, o que faz o AICEP, o Banco de Fomento. São instituições cristalizadas que primam pela inércia e prejudicam as empresas portuguesas”.

 

Recorde-se que em 2023, a Casa do Conhecimento da Trofa recebeu 4 ilustres oradores trofenses, Luís Portela da Bial, Rui Fonseca da Altronix, José Azevedo da NIBBLE e Paulo Sousa do Grupo Proef.

 

Sob o lema “Uma viagem no tempo com…”, pretende a Câmara Municipal da Trofa debater temas como o empreendedorismo, visões estratégicas, desenvolvimento territorial entre outros tópicos lançados pelos oradores convidados e pelo público.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T