Municipio
ARTE SACRA AO VIVO NA 76ª FEIRA ANUAL DA TROFA
26 de Janeiro de 2024
0 comentários

CERTAME DECORRE ENTRE OS DIAS 1 E 3 DE MARÇO NO MERCADO FEIRA DA TROFA

 

Com participação assídua na Feira Anual da Trofa, com um stand próprio de divulgação das potencialidades turísticas do Concelho, a Câmara Municipal na edição deste ano promete inovar, com a colocação de um stand interativo com a participação dos formandos do curso de Arte Sacra e Escultura.

 

Considerado um dos maiores certames de Agropecuária do Norte do País, a Feira Anual projeta o nome do concelho da Trofa a nível nacional. Este evento organizado pela Junta de Freguesia de Bougado, com o apoio da Câmara Municipal da Trofa, contará com um programa abrangente e recheado de atividades para toda a família, não defraudando o caráter de referência que assume no panorama regional e nacional.

 

Este ano, a Câmara Municipal da Trofa promove ao vivo o “saber fazer” dos Santeiros de S. Mamede do Coronado, com a presença na feira Anual de um grupo de formandos do curso de Arte Sacra, a decorrer na escola de Feira Nova, em S. Mamede do Coronado, em parceria com o IEFP.

 

Desta forma, todos os visitantes poderão apreciar ao vivo a criação das mais variadas peças com a técnica “herdada” dos Santeiros de S. Mamede.

 

“Este ano, vamos aproveitar a Feira Anual, que é visitada por milhares de pessoas, para mostrar o que temos vindo a desenvolver através do curso de arte sacra. É uma oportunidade única de ver ao vivo como são criadas as peças da imaginária religiosa que saem de São Mamede do Coronado para todo o mundo” realça Sérgio Humberto, Presidente da Camara Municipal da Trofa.

 

Recorde-se que o curso tem a particularidade de promover e preservar a Arte dos Santeiros que produzem imagens de vulto devocionais para locais de culto. Esta produção representa um importante legado específico e original para o Património Cultural Trofense e Nacional que, ao longo de décadas, se desenvolveu no Vale do Coronado, assumindo-se como um testemunho vivo de todo o saber que passou de mestres para aprendizes.

 

 

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T