Municipio
TROFA DINAMIZA SEMANA DA LEITURA 2024 DE 26 DE FEVEREIRO A 2 DE MARÇO
20 de Fevereiro de 2024
0 comentários

SESSÃO DE ABERTURA DECORRE NO AUDITÓRIO DO FÓRUM TROFA XXI A 26 DE FEVEREIRO PELAS 10H00

  

Começa na próxima segunda-feira, 26 de fevereiro, a Semana da Leitura da Trofa, a sessão de abertura está agendada para as 10h00, no auditório do Fórum Trofa XXI, com a participação do escritor Carlos Nuno Granja e do ilustrador Sebastião Peixoto, autores do livro “Chegou D. Reinaldo Pimpão e acabou a confusão”.

 

Estimular o gosto e incentivar para hábitos de leitura são os objetivos da Semana da Leitura da Trofa. Na sessão de abertura da edição deste ano, a Câmara Municipal da Trofa apresenta o livro “Chegou D. Reinaldo Pimpão e acabou a confusão”, escrito por Carlos Nuno Granja e ilustrado por Sebastião Peixoto.

 

Ainda na Sessão de abertura serão conhecidos os vencedores do projeto de escrita criativa “Uma Aventura na Trofa” e entrega dos prémios aos alunos.

 

No mesmo dia, arranca, na Casa da Cultura da Trofa, a 11ª edição do “Ler não custa nada, mesmo nada!”, Mercado do livro gratuito. Uma iniciativa que promove a partilha e troca gratuita de livros, aberta a toda a Comunidade Trofense.

 

No dia seguinte, 27 de fevereiro, e direcionado para alunos, professores, pais e encarregados de educação, auxiliares e direções de todos os agrupamentos e escolas públicas do Concelho, decorre o desafio “Trofa a Ler 2024”, que pretende ser ainda mais abrangente com o envolvimento de toda a Comunidade Trofense. A Câmara Municipal da Trofa lança o desafio a todos a partilhar esse momento utilizando o hashtag #trofaaler2024 e/ou enviando as fotos para: [email protected].

 

A meio da semana da leitura, a 28 de fevereiro, inicia-se o programa “Dar Voz aos Avós”, atividade que consiste na Dramatização de um Conto Tradicional infantil, interpretado pelo grupo do Centro Comunitário Municipal da Trofa, e que será apresentado aos alunos do Pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas da Trofa, com o objetivo de construir laços afetivos entre crianças e seniores, promover a participação e inclusão social, contribuindo ainda para um envelhecimento ativo e bem-sucedido.

 

No dia 7 de março, a Câmara Municipal da Trofa, lança o desafio “10 minutos a ler”, uma iniciativa aberta a toda a população, assim, pretende a autarquia a partilha de fotografias do momento nas redes sociais, com o hashtag #10minutostrofaler2024.

 

Integrado na Semana da Leitura, o Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro desenvolverá atividades várias atividades direcionadas para os alunos e para a comunidade, desde leituras dramatizadas na biblioteca, sessões dos clubes de leitura, “Plantar, lendo na natureza” para os 2º e 3º ciclos até aos contos com reflexão de Alfredo Leite do projeto Mundo Brilhante, direcionado para os 1º, 2º e 3º ciclos.

 

Já o Agrupamento de Escolas da Trofa promoverá leituras partilhadas, hora do conto, oficinas de escrita criativa, leituras em família, encontro com escritores, dramatizações e o lançamento da campanha “Miúdos a votos” e “Embaixadores da Leitura”.

 

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T