Municipio
TROFA RECEBE SELO DE MÉRITO POR APOIO AOS CUIDADORES INFORMAIS
20 de Fevereiro de 2024
0 comentários

CÂMARA MUNICIPAL RECONHECIDA PELAS BOAS PRÁTICAS

 

A Câmara Municipal da Trofa recebeu o Selo de Mérito do movimento Cuidar dos Cuidadores Informais.

 

A autarquia Trofense recebeu o selo de mérito que reconhece os municípios e as freguesias do território nacional com as melhores práticas e medidas de apoio em benefício das necessidades dos cuidadores informais

 

Atualmente, o Projeto Trofense “Cuidar” disponibiliza um conjunto de serviços e medidas de apoio diversificado, nomeadamente a informação e o aconselhamento, o apoio psicológico, grupos de partilha, definição de Programas Psicoeducativos para Capacitação dos Cuidadores, serviços de bem-estar e momentos de pausa e uma bolsa de cuidadores. Através deste projeto, a Câmara Municipal da Trofa apoia a diferentes níveis, até ao momento, cerca de 40 Cuidadores Informais.

 

Esta foi a 2.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), um projeto do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, com o apoio institucional da Merck, que tem como missão reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

 

As Autarquias distinguidas dão resposta às necessidades por satisfazer dos cuidadores informais que, de acordo com o inquérito feito pelo Movimento, vão desde a falta de apoio emocional/psicológico (64,6%), apoios relacionados com Estado (59,1%), apoios financeiros (51,8%), até à necessidade de receber formação específica em algum aspeto do processo de cuidar (41,2%).

 

O que é o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

Reconhecidos recentemente por um Estatuto que, apesar de um importante avanço social, continua incapaz de travar por completo o perpetuar de algumas injustiças, os cuidadores têm estado em destaque nos últimos tempos. E é porque, apesar de insubstituíveis, muitos continuam ainda invisíveis, que a Merck Portugal decidiu, no seguimento de um projeto corporativo global, o «Embracing Carers», lançar, em 2020, no país um movimento que tem como missão ‘Cuidar dos Cuidadores Informais’. Este movimento, apoiado pela Merck, conta com dezenas de associações portuguesas que têm como objetivo concretizar projetos capazes de ajudar, na prática, quem cuida, seja do marido, da mulher, de um filho, do pai, da mãe.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T