Municipio
TROFA DESAFIA À PRÁTICA DESPORTIVA OUTDOOR
13 de Março de 2024
0 comentários

DESPORTO NATUREZA É NA TROFA COM GRANDES PROVAS DE TRAIL E RAID BTT DE PROJEÇÃO NACIONAL

 

Com uma componente urbana, marcada por uma forte presença industrial, voltada para o desporto natureza, a cidade dos 15 minutos. É assim a Trofa do futuro.

 

O Concelho da Trofa é hoje uma referência para as mais diferentes atividades outdoor, que apaixona e permite o contacto com a natureza, que todos os dias se regenera e se torna um local mais aprazível para quem o visita e para quem o escolhe para viver.

 

Consciente das necessidades do mundo atual, o Concelho da Trofa adaptou-se, ao longo dos últimos anos, à crescente afirmação do desporto natureza, um novo conceito que engloba um conjunto de lazeres, num misto de meio natural e urbano com uma parte de descoberta e uma parte de aventura. A sua originalidade é a de se praticar desporto numa infinidade de locais, adaptados pela vontade dos praticantes.

 

Num crescimento sustentado e para além da reabilitação de espaços e criação de ciclovias, a Câmara da Trofa, fruto de parceria com diversas Associações do concelho, organiza eventos que são já referências nacionais e internacionais, trazendo mais turismo ativo ao Concelho, nomeadamente as provas desportivas: São Silvestre – Cidade da Trofa, Raid BTT da Trofa, Urban Race, Passeio de Bicicletas Antigas, Trail da Trofa, S. Gens Extreme, Coronado Trail e Estafeta da Azenha, são algumas das provas que tornam a Trofa uma referência do Desporto Natureza em Portugal.

Sem descurar a responsabilidade social, a aposta no Desporto Natureza permite a identificação cartográfica do Concelho, a criação de trilhos e contante manutenção e limpeza dos espaços florestais e claro uma vigilância permanente, contribuindo para a diminuição do risco de incêndio.

 

Mantendo a aposta no Desporto Natureza, durante este ano de 2024, a Câmara Municipal da Trofa terá ainda 6 grandes provas para todos os aficionados do desporto outdoor.

 

A 7 de abril, realiza-se mais uma edição do Coronado Trail. Composto por 2 provas e 1 caminhada: Trail Sprint com 25km, Trail Jovem com 16km e a caminhada com 7,5km. Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, todos os interessados, podem enviar e-mail para [email protected]. As inscrições terminam a 31 de março.

 

Para quem gosta de prova por equipas, a “Estafeta das Azenhas” é a prova ideal. A 1 de maio, realiza-se mais uma edição, no Parque das Azenhas. Com um único percurso com uma distância de 24km, a estafeta será composta por 4 segmentos de 6 km.

 

Para os amantes da bicicleta, a 20 de julho, regressa o Trofa Urban Race. Disputada num circuito fechado, numa extensão de 6 km, entre a Alameda da Estação, os Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro e a Ciclovia Norte. Uma verdadeira prova de resistência noturna.

 

De volta às provas individuais, o Trail da Trofa 2024, está agendado para 8 de setembro e conta com cinco provas distintas: Ultra Trail 45km, Trail Longo 25km, Trail Curto 15km, Caminhada 10km e o Trail Kids.

 

A 20 de outubro, as bicicletas voltam a invadir o Concelho da Trofa para mais uma edição do Raid BTT Trofa. Inserida numa zona com paisagens naturais de interesse histórico e turístico, a prova terá passagem por vários pontos de interesse turístico como o Castro de Alvarelhos, a Igreja Paroquial de Santiago, o Parque e Capela Nossa Senhora das Dores e o Parque das Azenhas. Dividido em duas provas distintas, Mini-raid com 9 categorias: Geral (masculino e feminino) + 16 anos; Sub20 (masculino e feminino) 16 a 20 anos; Elites (masculino e feminino) 21 a 29 anos; Master30 (masculino e feminino) 30 a 39 anos; Master40 (masculino e feminino) 40 a 49 anos; Master50 (masculino e feminino) 50 a 59 anos; Master60 (masculino e feminino) 60 a 69 anos; E-Bikes e Fat Bikes, o Raid BTT da Trofa tem as paisagens e trilhos do Município como pano de fundo.

 

A terminar o ano e inserido nas Comemorações do Aniversário da Câmara Municipal da Trofa, a 17 de novembro, realiza-se o Passeio de Bicicletas Antigas, com início e fim nos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro. O único requisito para participar neste evento lúdico/desportivo é estar trajado à época.

 

Estas sinergias, aliadas à aposta da Autarquia na criação de percursos cicláveis em todo o Concelho tornam a Trofa uma referência nacional no Desporto Natureza. A Câmara Municipal da Trofa pretende continuar a adotar uma política de vida ativa, consciencializando a Comunidade Trofense para as vantagens do uso da bicicleta como meio de transporte alternativo no centro da cidade e estimulando a prática desportiva e hábitos de vida saudável.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T