
NOVOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS DO MUNICÍPIO DA TROFA INSTALADOS ESTA SEXTA-FEIRA (24 DE OUTUBRO)
Os novos órgãos autárquicos do Município da Trofa para o quadriénio 2025-2029, Câmara e Assembleia, resultantes do ato eleitoral do passado dia 12 de outubro, tomaram posse, esta sexta-feira, 24 de outubro, em cerimónia realizada no Auditório do Fórum Trofa XXI.
Tal como determina a Lei, coube à presidente cessante da Assembleia Municipal, Isabel Cruz, dar posse ao novo elenco da Câmara Municipal da Trofa, liderado por Sérgio Araújo, eleito para o seu primeiro mandato à frente dos destinos da Trofa.
Juntamente com Sérgio Araújo, foram igualmente empossados os vereadores que formarão o restante Executivo, composto por João Marques (Coligação Unidos pela Trofa PSD/CDS-PP), Isabel Cruz (Coligação Unidos pela Trofa PSD/CDS-PP), Amadeu Dias (Coligação Trofa em Primeiro PS/PA/ LIVRE), Luís Cameirão (Coligação Trofa em Primeiro PS/PAN/ LIVRE), António Azevedo (TDT) e Luís Paulo Sousa (TDT).
No seu discurso de despedida, Isabel Cruz, Presidente da Assembleia Municipal da Trofa, parabenizou todos os eleitos para o mandato que hoje se inicia. “Ao encerrar um ciclo de 12 anos olho com gratidão o caminho percorrido, com momentos de partilha, dedicação, resiliência e diálogo em prol da causa pública.”
Isabel Cruz realçou o papel da Assembleia Municipal, enumerando o legado de 12 anos em que presidiu, “Assembleia Municipal é o espaço onde a voz dos cidadãos ganha forma. Ao longo dos 12 anos, deixamos o legado de descentralizar as Assembleias, criamos Assembleias temáticas, implementamos a transparência com a transmissão nas redes sociais e estivemos sempre disponíveis para ouvir o que os Trofenses tinham para dizer.”
No seu discurso de tomada de posse, o Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Araújo, apontou o diálogo como um pilar do trabalho futuro. “Ouviremos todos, com humildade e respeito. Porque a democracia cresce quando se escuta, quando se debate, quando se constrói em conjunto.”
Sem esquecer os presidentes de juntas cessantes e eleitos, Sérgio Araújo, agradeceu o trabalho de todos e lançou o desafio aos novos Presidentes, todos eleitos pela Coligação Unidos pela Trofa, “as freguesias terão um apoio constante na Câmara Municipal, para que possam continuar a desenvolver o trabalho de proximidade que tão bem conhecem e desempenham A Trofa cresce quando as freguesias crescem, e em conjunto iremos criar um concelho mais justo e mais equilibrado.”
Projetando o futuro, o novo Presidente lançou os compromissos para com todos os Trofenses anunciando tratar-se de “políticas que tocam o dia a dia das pessoas. Educação que abre portas com mais bolsas, mais apoios, mais oportunidades para os nossos jovens. Famílias com mais segurança e conforto com abastecimento de água e saneamento básico, com habitação acessível, com menos impostos. Idosos respeitados e acompanhados com centros de convívio e programas que combatam a solidão. Empresas inovadoras e com futuro que criem emprego e reforcem o orgulho de trabalhar e investir no nosso Concelho. Um concelho mais verde com mais árvores, energia limpa e transportes sustentáveis. Cultura, desporto e juventude como pilares da vida ativa, da criatividade e da identidade da Trofa.”
Na primeira reunião de ordinária de Câmara, serão conhecidos os pelouros atribuídos pelo Presidente da autarquia trofense para o mandato 2025-2029.
ASSEMBLEIA MUNICIPAL TAMBÉM TOMOU POSSSE
Após a cerimónia de tomada de posse da Câmara Municipal, foram igualmente instalados os novos órgãos autárquicos da Assembleia Municipal, em cuja primeira reunião foi apresentada uma única lista pelo partido PPD/PSD.
Após a votação, por escrutinio secreto, para a eleição do Presidente e membros da Mesa, António Pontes foi eleito como Presidente da Assembleia Municipal, onde terá Carlos Martins como 1º secretário e Sónia Nunes como 2º secretário.
No seu discurso inaugural, António Pontes, novo Presidente da Assembleia Municipal da Trofa enalteceu a presença de todos, “A minha primeira palavra é para os Trofenses, a participação cívica no ato eleitoral foi expressiva e quero agradecer a vossa participação. Estamos aqui para vos servir, quero aproveitar para felicitar todos os orgãos eleitos e desejo votos de um bom mandato, o vosso e o nosso sucesso é o sucesso da Trofa.”
Para o quadriénio de 2025-2029, e em função dos resultados eleitorais do passado dia 12 de outubro, a Assembleia Municipal será constituída por um total de 27 membros, dos quais 6 foram diretamente eleitos pelas listas do PSD, António Pontes, Alberto Fonseca, Maria Emília Cardoso, Adelino Maia, Sónia Nunes e Alvarim Oliveira, juntando 2 membros eleitos pelo CDS-PP, Hélder Reis e Carlos Martins.
O Partido Socialista contará com 6 membros na Assembleia Municipal, Mário Mourão,
Marco Ferreira, Gracinda Rocha, Carlos Araújo, Bruno Soares e Joana Azevedo, pelas listas do movimento independente TDT assumem o mandato Rui Machado, Telmo Garcia, Paulino Macedo, Débora Silva e António Branco, perfazendo os 21 membros da Assembleia Municipal, Sérgio Gomes e Mário Maia eleitos pelas listas do Chega.
A esta composição juntam-se ainda, por inerência, os 6 presidentes de Junta de Freguesia eleitos pelas listas do PSD/CDS, Sónia Maia (Alvarelhos), Jorge Campos (União das Freguesias de Bougado, São Martinho e Santiago), Ricardo Santos (União das Freguesias do Coronado, São Romão e São Mamede), Alexandra Ferreira (Covelas), Joaquim Ferreira (Guidões) e José Fernando Martins (Muro).








