Atualidade
MAPEAMENTO DO SETOR CULTURAL METROPOLITANO ABERTO À PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE
22 de Novembro de 2025
0 comentários

27 DE NOVEMBRO NO AUDITÓRIO DO FÓRUM DA TROFA XXI

 

A Câmara Municipal da Trofa, em parceria com o PolObs e a Área Metropolitana do Porto (AMP), convida artistas, associações, coletividades, fundações, profissionais do setor cultural e cidadãos interessados a participar na segunda sessão de trabalho do projeto “Mapeamento do Setor Cultural Metropolitano”, que terá lugar no dia 27 de novembro, no Auditório do Fórum Trofa XXI, entre as 18h30 e as 20h30.

 

O projeto, coordenado pelo PolObs em parceria com a AMP, insere-se num movimento internacional que reconhece o mapeamento cultural como uma ferramenta estratégica para o conhecimento, planeamento e valorização da cultura. Organismos internacionais como a UNESCO e a UCLG (United Cities and Local Governments), destacam o mapeamento cultural como instrumento para reforçar a cidadania cultural, promover políticas mais inclusivas e assegurar que as dinâmicas locais são visibilizadas e integradas nos processos de decisão.

 

Na Área Metropolitana do Porto, a necessidade de consolidar conhecimento atualizado e rigoroso sobre o setor cultural é particularmente premente, dada a sua diversidade institucional, associativa e comunitária. A criação de uma Plataforma Metropolitana para a Cultura exige um processo sólido de caracterização, capaz de refletir não apenas os recursos e agentes, mas também a densidade relacional, a memória cultural e as dinâmicas de cooperação que atravessam os diferentes municípios.

 

As sessões de trabalho deste projeto adotam uma lógica aberta, inclusiva e colaborativa, cruzando o conhecimento técnico dos serviços municipais com as experiências, práticas e visões das associações, coletividades e cidadãos. No dia 27 de novembro, realizar-se-ão duas sessões.

 

Uma, pelas 14h30, destinada a técnicos e representantes do setor público, focada no mapeamento institucional.

 

A outra entre as 18h30 e as 20h30 aberta a artistas, associações e cidadãos, estruturada como mapeamento emocional, para identificar práticas, memórias e significados culturais do território.

 

Deste modo, convidamos todos os interessados a participar nesta sessão que realizem a pré-inscrição através do link: https://bit.ly/Cartografia_Participativa_Mapeamento_Cultural_AMP

 

Para mais informação contactar o setor de Turismo através do email: [email protected]


Comentários
Sem comentários
Dossier Temático
Publicidade
Vídeos
Belive 2024
ExpoTrofa 2024
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023