Municipio
TROFA ORGANIZA JORNADAS DEDICADAS AO FUTURO DA EDUCAÇÃO NO CONCELHO E NO PÁIS
08 de Junho de 2026
0 comentários

INSCRIÇÕES ATÉ 13 DE JUNHO NO SITE INSTITUCIONAL

 

 

A Câmara Municipal da Trofa promove, nos dias 29 e 30 de junho de 2026, as I Jornadas da Educação – Trofa 2026, no Auditório do Fórum Trofa XXI, sob o lema “Cada Escola, uma Boa Escola: construir o futuro da educação na Trofa”, uma iniciativa que pretende afirmar a educação como eixo central do desenvolvimento do território e reforçar o compromisso do município com a valorização da escola pública, privada e profissional.

 

Os interessados devem inscrever-se até 13 de junho no formulário online no Site Institucional:

https://mun-trofa.pt/menu/1259/jornadas-da-educacao-do-municipio-da-trofa--inscr

 

Estas jornadas reúnem especialistas, docentes, dirigentes escolares, instituições de ensino e comunidade educativa num espaço de reflexão e partilha, onde se discutem os principais desafios e oportunidades do presente e do futuro da educação.

 

Ao longo dos dois dias, serão abordados temas como a autonomia das escolas, a qualidade dos resultados, a inovação pedagógica, o ensino profissional e o papel dos professores na transformação do sistema educativo, num diálogo aberto entre diferentes perspetivas e experiências.

 

Para o Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Araújo estas Jornadas surgem porque para a Autarquia, “a educação é o alicerce do desenvolvimento da Trofa. É através dela que criamos oportunidades, combatemos desigualdades e damos às nossas crianças e jovens ferramentas para construírem o seu próprio futuro. Investir na educação é investir na dignidade e na esperança de toda a comunidade”.

 

O programa inclui conferências e debates com especialistas como Miguel Santos Guerra, que conduzirá a conferência de abertura, bem como momentos de reflexão moderados por Ilídia Cabral, promovendo uma análise aprofundada sobre o papel da escola na sociedade contemporânea.

 

A abertura contará ainda com a participação de Maria José Fernandes, reforçando a articulação entre políticas regionais e locais na promoção de uma educação mais inclusiva e próxima das necessidades reais do território.

 

Ao longo das jornadas serão também partilhadas boas práticas educativas e experiências de ensino público, privado e profissional, envolvendo agrupamentos de escolas, instituições de formação e entidades empresariais.

 

O segundo dia será dedicado à valorização do papel dos professores e à partilha de projetos inovadores, culminando com a intervenção de António Sampaio da Nóvoa, uma das figuras mais reconhecidas na área da educação em Portugal, que trará uma reflexão sobre os desafios de pensar, construir e transformar a escola do futuro.

 

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal da Trofa reforça o seu compromisso com uma educação de qualidade, inclusiva e orientada para o futuro, assumindo a escola como um espaço central de desenvolvimento humano, social e económico.

 

As I Jornadas da Educação pretendem afirmar-se como um momento de encontro e construção coletiva, onde diferentes atores se unem em torno de um objetivo comum: fortalecer a educação como base do futuro da Trofa e garantir que cada escola seja, de facto, uma boa escola.

 

PROGRAMA

 

I JORNADAS DA EDUCAÇÃO – TROFA 2026

 

CADA ESCOLA, UMA BOA ESCOLA: CONSTRUIR O FUTURO DA EDUCAÇÃO NA TROFA

 

 

29 DE JUNHO

 

09h00 – Receção dos Participantes

 

09h15 – Momento Cultural e Artístico | Alva

 

09h30 – Sessão de Abertura

Educação como prioridade estratégica para o território

Sérgio Araújo | Presidente da Câmara Municipal da Trofa

Maria José Fernandes | Vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte para a área da Educação*

 

10h00 – Conferência de Abertura

As novas feromonas da maçã: de que escola precisamos hoje?

Miguel Santos Guerra | Professor Jubilado da Universidade de Málaga

10h45 – Debate

Moderação: Ilídia Cabral | Diretora-Geral Pedagógica dos Colégios do Grupo Ribadouro

 

11h15 – Coffee break

 

11h30 – Momento Cultural e Artístico | Colégio da Trofa

 

11h30 – Território, Educação e Desenvolvimento – sinergias para a aprendizagem

Ilídia Cabral | Diretora-Geral Pedagógica dos Colégios do Grupo Ribadouro

 

12h45 - 14h30 – Intervalo para almoço

 

14h30 - Escola, autonomia e resultados: desafios do presente e do futuro

Perspetivas do ensino público e privado

Miguel Maia | Diretor do Agrupamento de Escolas da Trofa

Fernanda Cachada | Diretora do Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro

Cristina Baptista | Presidente da Direção Pedagógica do Colégio da Trofa

Moderação: Isabel Cruz | Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Trofa

 

15h45 – Ensino profissional e futuro do território: competências, emprego e inovação

Miguel Maia | Agrupamento de Escolas da Trofa – Formação Profissional

Adelino Santos | Diretor do CENFIM – Núcleo da Trofa

António Marques | Diretor da Escola Profissional do Infante – Trofa

José António Azevedo | Presidente da Associação Empresarial do Baixo Ave

Moderação: César Ferreira | Delegado regional do Norte, do Instituto, do Emprego e da Formação Profissional (IEFP)

 

16h30 – Sessão de Encerramento

Educação, território e competitividade local e metropolitana

Agostinho Branquinho | Primeiro-secretário da Área Metropolitana do Porto

 

 

30 DE JUNHO

 

09h00 – Receção dos Participantes

 

09h15 – Momento Cultural e Artístico | TROFAPROARTE – Conservatório de Música e Artes

 

9h45 | Partilha de práticas educativas: inovação, desafios e resultados

A Escola Precisa de Menos Ilhas e Mais Pontes: Novas dinâmicas de trabalho colaborativo nas equipas educativa | Albina Costa – Agrupamento de Escolas do Coronado e Castro

Escola Embaixadora do Parlamento Europeu | Alzira Pedrosa – Agrupamento de Escolas da Trofa

Campeonatos das Profissões – Reconhecimento Internacional da Formação Profissional | Adelino Santos – CENFIM da Trofa

Projeto Zidra | Gustavo Carvalho – Escola Profissional do Infante – Polo Trofa

Projeto Equipa Aprende + | Cláudia Matos – Direção Pedagógica do Colégio da Trofa

Moderação: Renato Carneiro | Professor e Diretor do Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro (2013 a 2025)

 

11h00 – Coffee break

 

11h15 – Professores e futuro da educação: pensar, construir e transformar

António Sampaio da Nóvoa | Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Reitor Honorário da Universidade de Lisboa

 

12h30 – Sessão de Encerramento

Compromisso e agenda de ação para a educação na Trofa

Sérgio Araújo | Presidente da Câmara Municipal da Trofa

 

14h30 – 16h30 | Roteiro educativo pelo Concelho

Opcional | Participação mediante inscrição prévia

Comentários
Sem comentários
Dossier Temático
Publicidade
Vídeos
Aldeia Natal Trofa 2025 Dia 7
Aldeia Natal Trofa 2025 Dia 6
Aldeia Natal Trofa 2025 Inauguração