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CÂMARA DA TROFA INAUGURA REQUALIFICAÇÃO DA EB2/3 PROF. NAPOLEÃO SOUSA MARQUES A 13 DE SETEMBRO
06 de Setembro de 2019
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INVESTIMENTO ASCENDEU AOS 3, 450 MILHÕES DE EUROS E “CONSTRUIU” UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA NACIONAL
 
 
O ano letivo 2019/2020 arranca em grande no Concelho da Trofa com a inauguração da Obra de Requalificação da EB2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques, a decorrer a 13 de setembro, pelas 14h30, numa cerimónia em que os alunos serão os protagonistas. Esta requalificação resulta de um investimento de 3,450 milhões de euros.
 
 
Depois de uma requalificação profunda, que decorreu nos últimos 12 meses, a Câmara Municipal da Trofa vai inaugurar a “nova” EB2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques, no próximo dia 13 de setembro, pelas 14h30, numa sessão aberta a toda a comunidade.
 
Esta inauguração coincide com o arranque do ano letivo no Concelho da Trofa e marca também o início de uma nova era na comunidade escolar local, já que o Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto considera que esta obra resultou num “espaço de excelência para alunos, professores e funcionários, assumindo-se já como uma das melhores e mais modernas escolas de Portugal”.
 
De resto, para permitir que todos os interessados em descobrir este “novo” espaço tenham oportunidade de conhecer a Escola, a Câmara Municipal da Trofa decidiu abrir a EB2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques a toda a população, no sábado, dia 14 de setembro, entre as 10h00 e as 17h00 (com intervalo para almoço), proporcionando a todos visitas guiadas à “Escola do Futuro”. 
 
As obras de requalificação da “velhinha” EB2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques ascenderam aos 3,450 milhões de euros, sendo 150 mil euros comparticipados pelo Ministério da Educação, 1,6 milhões de euros financiados por fundos europeus e 1,7 milhões de euros suportados na integra pela Câmara Municipal da Trofa, incluindo a retirada do amianto ainda existente, a reestruturação de todas as áreas cobertas e exteriores, a ampliação dos edifícios e a criação de novas valências, como é exemplo a área desportiva.
 
Os espaços desportivos foram construídos de forma a funcionaram isoladamente, sendo que durante o horário letivo estão ao serviço da escola e no final do dia, fins de semana e paragens letivas estão à disposição da comunidade. O acesso a estes espaços desportivos será livre, gratuito e informal, podendo os munícipes aceder assim, a dois campos de ténis, dois campos de futebol de cinco ou dois campos de basquetebol.
 
De recordar que esta escola inaugurada no início dos anos 80 do século passado, nunca tinha recebido obras de requalificação ou beneficiação, o que dificultava por exemplo o acesso universal, não dispondo de áreas confortáveis para os alunos, para os docentes e para os encarregados de educação.
 
As novas instalações com capacidade para 600 alunos, contemplam 13 salas de aula gerais, duas salas de música, duas salas de EVT, sala de informática, sala de ciências, laboratórios, refeitório, biblioteca, videoteca, bar e auditório além das salas de trabalho para professores e funcionários e para atendimento aos encarregados de educação.
 
Em paralelo, todas as barreiras físicas que impediam a relação da escola com o exterior foram retiradas e foram criadas novas zonas ajardinadas, salvaguardando o acesso de todos os utilizadores a todos os espaços, incluindo portadores de mobilidade reduzida. 
 
Face a este investimento avultado e a esta reestruturação profunda, o edil Trofense, Sérgio Humberto reforça a ideia que a “educação é, numa perspetiva abrangente, o desígnio mais difícil e, simultaneamente, mais interessante, no contexto das várias políticas que desenvolvemos no nosso dia enquanto Câmara Municipal. Com efeito, o sucesso futuro de todos os territórios, está diretamente ligado à nossa capacidade de qualificar, modernizar e dinamizar os sistemas de formação e de educação. Daí, valorizarmos tanto o investimento que efetuamos na EB2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques, pois acreditamos que uma política municipal de desenvolvimento estratégico e sustentado tem, necessariamente, de perspetivar a escola como um espaço de excelência da ação educativa”. 

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