Atualidade
HOMENAGEM A ALBERTO VIEIRA DE SÁ (1930-2017)
03 de Novembro de 2017
0 comentários

A Câmara Municipal da Trofa apresenta à família enlutada e a todos os seus amigos, profundas condolências pelo falecimento do Trofense Alberto Vieira de Sá, carinhosamente conhecido como Mestre Alberto Vinhas.

 

Alberto Vieira de Sá (1930-2017) era filho do mestre santeiro Avelino Moreira Vinhas (1912-2005), fundador de uma das maiores oficinas do Vale do Coronado, o Stúdio Nossa Senhora de Fátima.

 

Por ser o filho mais velho do mestre, o seu percurso profissional foi quase sempre ao lado do pai. A sua vontade e disponibilidade em assegurar o legado da oficina da sua família, associada ao interesse em partilhar o saber-fazer do ofício, levaram a que Alberto Sá fosse um grande interlocutor da Câmara Municipal da Trofa no registo do património imaterial e material dos santeiros do Vale do Coronado.

 

Foi através deste impulso que a Câmara Municipal da Trofa iniciou a incorporação do património das oficinas do Coronado, onde se inclui a coleção da oficina do seu pai.  

 

Fica a homenagem e reconhecimento ao Mestre Vinhas, que foi agraciado pela Câmara Municipal da Trofa com a Medalha de Mérito Cultural Grau Ouro, em 2015.

 

Pelo seu profundo amor e dedicação à arte e à preservação do património cultural da Trofa – Obrigado Mestre Vinhas.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T