Municipio
MENINOS CANTORES DA TROFA CELEBRAM 20 ANOS COM EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA
27 de Setembro de 2019
0 comentários



INAUGURAÇÃO TEM LUGAR A 1 DE OUTUBRO, PELAS 19H00, NA ANTIGA ESTAÇÃO DA TROFA  

Os Meninos Cantores da Trofa estão de parabéns! A 1 de outubro, Dia Mundial da Música, o  grupo de música coral assinala 20 anos de existência, com uma exposição comemorativa que tem lugar na Antiga Estação da Trofa. O momento de inauguração está marcado para as 19h00.

 

São já duas décadas de história para os Meninos Cantores da Trofa. Para assinalar a data, o grupo de música coral inaugura, no Dia Mundial da Música, 1 de outubro, uma exposição comemorativa, pelas 19h00, na Antiga Estação da Trofa. O momento de partilha e celebração convida os visitantes a relembrar o percurso, de já grande relevo, deste grupo musical.

 

Formado por 40 elementos, o Coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa nasceu a 1 de outubro de 1999. Dirigido por Antónia Maria Serra desde a sua fundação, este foi o primeiro projeto avançado por iniciativa do Pelouro da Cultura do Município da Trofa.

 

O Coro já atuou um pouco por todo o país: desde o seu município berço, a Trofa, até à Sé Catedral de Braga, passando pela Igreja do Santíssimo Sacramento, pelo Centro Cultural de Belém ou pela Assembleia da República, em Lisboa. O grupo atuou ainda no Santuário de Fátima, no Palácio Nacional de Mafra e no Mosteiro da Batalha.

 

O seu talento tem-se estendido, aliás, além-fronteiras, já que os Meninos Cantores contam ainda com atuações em Espanha, Itália, Brasil, França e Londres. O grupo representou Portugal no Coro Infantil Lusófono (projeto que envolveu crianças provenientes de todos os países de Língua Portuguesa), em 2001.

 

De destacar ainda a sua participação nas comemorações do Ano de Portugal no Brasil, em 2013, com concertos no Rio de Janeiro e em Petrópolis. Ao longo do seu percurso, participaram ainda em vários programas de televisão e gravaram para a RDP África.

 

Da sua discografia fazem parte quatro álbuns: “Histórias de (en)Cantar” – As Canções da Tila, com música de Fernando Lopes Graça e poemas de Matilde Rosa Araújo, 2001; “Anjos de Pijama”, com música de Andreia Pinto Correia e poemas de Matilde Rosa Araújo, gravado a 19 de novembro de 2009 na Igreja de Santiago de Bougado; “Adoro dezembro”, com música e texto de Mário Alves” e “Oito Canções Oito Países”, com música de Mário Alves, Textos de Ondjaki, Regina Boratto - Abrãao Vicente, Francisco Conduto Pina, Mia Couto, Sophia de Mello Breyner, Olinda Beja e Xanana Gusmão.

 

Os Meninos Cantores da Trofa participaram ainda nas homenagens da Câmara Municipal da Trofa a Matilde Rosa Araújo e Eugénio de Andrade, bem como na homenagem a Fernando Lopes Graça, feita pela Câmara Municipal da Trofa e pela Assembleia da República.

 

 

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T