Atualidade
CASA DA CULTURA RECEBE PROVA DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA
17 de Janeiro de 2020
0 comentários

EXERCÍCIO INSERE-SE NA FASE MUNICIPAL DO CONCURSO E TEM LUGAR DIA 6 DE FEVEREIRO, PELAS 10H00

No âmbito da realização da 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura, iniciativa que envolve alunos de todos os ciclos do ensino básico e secundário, a Casa da Cultura é o local da prova inserida na Fase Municipal da iniciativa. O exercício decorre dia 6 de fevereiro, pelas 10h00.

O Plano Nacional de Leitura organiza, desde 2006, o Concurso Nacional de Leitura, iniciativa que é considerada o maior evento de promoção da leitura entre crianças e adolescentes no nosso país. Neste momento, a iniciativa encontra-se na Fase Escolar/Municipal, que engloba as provas nas escolas/agrupamentos e nos municípios. 

O 1º momento é da responsabilidade das escolas/agrupamentos do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira, bem como do Camões, IP e da DGAE/DSEEPE, nas escolas portuguesas e da Rede de Ensino Português no estrangeiro que aderirem a esta iniciativa.

Na Trofa, esta fase que envolve alunos de todos os ciclos do ensino básico e secundário, vai ter lugar na Casa da Cultura, a partir das 10h00, no dia 6 de fevereiro.

O 2º momento traduz-se pela realização de provas organizadas pelas Bibliotecas Municipais, dirigidas aos alunos vencedores do momento anterior. Seguem-se as Fases Intermunicipais, que congregam os vencedores selecionados em cada um dos municípios para a realização de provas nas Comunidades Intermunicipais ou Áreas Metropolitanas.

Já a fase nacional conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional, a constitui para o efeito.

A 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) decorre entre o dia 4 de outubro de 2019, data oficial da abertura, e o dia 6 de junho de 2020, dia da grande final, em Oeiras. O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. 

A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1º, 2º, 3º ciclos do Ensino Básico e alunos do Ensino Secundário.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T