Atualidade
TROFA TEM 8 ESCOLAS NA CORRIDA AO PRÉMIO DE CAMPEÃS DA RECICLAGEM
04 de Fevereiro de 2020
0 comentários

ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PARTICIPAM NO CONCURSO “ECO VALOR - SEPARA E GANHA”, PROMOVIDO PELA RESINORTE

São oito os estabelecimentos de ensino do concelho da Trofa inscritos no Concurso “Eco Valor – Separa e Ganha”, promovido pela Resinorte. A iniciativa, promovida pela entidade gestora de resíduos no Município, premeia as escolas, a nível nacional, pelos resultados das ações de reciclagem efetuadas no ano letivo transato.

Anualmente, a Resinorte dinamiza um Plano de Atividades direcionado para a comunidade escolar, que pretende dar prioridade ao desenvolvimento de ações de sensibilização e educação ambiental, promovendo a separação multimaterial e o incentivo da população para a correta separação e valorização dos resíduos urbanos.

Uma das atividades de maior destaque trata-se do “Concurso Eco-Valor Separa e Ganha”, que consiste numa competição entre instituições de qualquer nível de ensino e dimensão, dos estabelecimentos de ensino da área de intervenção da Resinorte.

Na Trofa, os estabelecimentos de ensino do concelho inscritos no concurso são: a Escola Básica de Estação, a Escola Básica de Feira Nova, a Escola Básica de Fonteleite, a Escola Básica de Paradela, a Escola Básica de Esprela, a Escola Básica de Querelêdo, a Escola Básica de Lagoa e a Escola Básica de Cedões.

Os estabelecimentos de ensino serão premiados de acordo com as quantidades separadas para reciclar e haverá prémios para todos os que atinjam o mínimo definido (70 sacos no amarelo e uma tonelada de papel/cartão). Este concurso tem como objetivo aumentar as quantidades de plástico, metal e pacotes de bebida, bem como papel e cartão encaminhados para reciclagem, assim como sensibilizar e educar a comunidade escolar, seus familiares e a comunidade envolvente para a correta utilização dos Ecopontos Amarelo e Azul.

Relativamente à separação de embalagens, todos os estabelecimentos de ensino ganham 0,50€ por cada saco de embalagens de plástico/mental (a partir dos 70 sacos/455 kg recolhidos durante o ano letivo) ou o equivalente em função da recolha por contentor ou ecoponto. Para as três melhores escolas, o prémio é de 1 euro por saco para a escola que separar mais em valor absoluto. Os prémios têm um teto máximo de mil euros.

Relativamente ao Ecoponto Azul, todas as escolas ganham 30 euros por cada mil kg de papel/cartão recolhidos durante o ano letivo caso atinjam um mínimo de mil kilos separados, ou o equivalente em função da recolha por contentor ou ecoponto. Para as três melhores escolas, são atribuídos 50 euros por tonelada para a escola que separar mais em valor absoluto. Os prémios têm um teto máximo de 500 euros. 

As escolas vencedoras são conhecidas a 31 de agosto de 2020.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T