Atualidade
DOZE ALUNOS TROFENSES NA FASE INTERMUNICIPAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA
17 de Fevereiro de 2020
0 comentários

VENCEDORES DA PROVA MUNICIPAL VÃO REPRESENTAR O MUNICÍPIO DA TROFA NA ÁREA METROPOLITANA 

São doze os alunos trofenses premiados na Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura, que decorreu a 6 de fevereiro, na Casa da Cultura da Trofa. Os vencedores vão agora representar o Município na fase intermunicipal daquele que é considerado o maior evento de promoção da leitura entre crianças e jovens no país.

A Casa da Cultura foi o espaço escolhido para a realização da prova da Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura, no passado dia 6 de fevereiro. Daqui, saíram vencedores doze alunos das escolas do concelho, que irão agora representar a Trofa na fase intermunicipal do Concurso.

Santiago Araújo Branquinho, da EB da Estação, Rodrigo Fernando Carvalho Sá Barbosa, da EB de Cedões e Beatriz da Costa Ferreira, da EB de Bairros, foram os alunos vencedores do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Já do 2º Ciclo do Ensino Básico, Miriam Pereira dos Santos Torres, da EB do Coronado e Castro, Eduardo José Miranda da Silva, da EB do Castro e Beatriz Eduarda Rodrigues Mota, da EB 2,3 Prof. Napoleão Sousa Marques foram os grandes vencedores.

Os premiados do 3º Ciclo do Ensino Básico foram Ana Luísa Maia dos Santos, da Escola Básica do Coronado e Castro, Regina Lima Almeida, da Escola Secundária da Trofa e Ana Francisca Pereira Araújo, da Escola Básica 2,3 Prof. Napoleão Sousa Marques.

Já no que toca ao Ensino Secundário, a Escola Secundária da Trofa reuniu as premiações. Sofia Daniel Oliveira Reis, Tiago Rafael Azevedo Torres e Joana Beatriz Silva Santos foram os alunos vencedores. 

O Plano Nacional de Leitura organiza, desde 2006, o Concurso Nacional de Leitura, iniciativa que é considerada o maior evento de promoção da leitura entre crianças e adolescentes no nosso país.

Depois da prova municipal, o segundo momento do concurso traduz-se na realização de provas organizadas pelas Bibliotecas Municipais, dirigidas aos alunos vencedores do momento anterior. Seguem-se as Fases Intermunicipais, que congregam os vencedores selecionados em cada um dos municípios para a realização de provas nas Comunidades Intermunicipais ou Áreas Metropolitanas.

Já a fase nacional conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional.

A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e alunos do Ensino Secundário.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T