Atualidade
POETA GUINEENSE FRANCISCO CONDUTO DE PINA NA TROFA A 20 DE FEVEREIRO - ADIADO
19 de Fevereiro de 2020
0 comentários

ATUALIZAÇÃO:

A Câmara Municipal da Trofa informa que por impedimentos de força maior, o escritor Francisco Conduto Pina teve que cancelar a visita à Trofa e o encontro com os Meninos Cantores, que estava marcado para hoje.
Este encontro realizar-se-á oportunamente.



AMANHÃ, QUINTA-FEIRA, PELAS 19H00

A Trofa recebe, esta quinta-feira pelas 19h00, na Casa da Cultura, mais um dos autores dos temas que compõem a obra “Oito canções. Oito países”, que reúne canções dos países da Lusofonia. Os Meninos Cantores Município da Trofa dão as boas-vindas a Francisco Conduto de Pina, autor do poema da Guiné-Bissau.

Poeta e político, Francisco Conduto de Pina, nasceu a 17 de novembro de 1957, em Bubaque, na Guiné Portuguesa. Estudou Artes Visuais, Belas Artes, em Lisboa. Trabalhou na Rádio Difusão Nacional onde foi produtor e coordenador de programas como “Tempo de Poesia” e “Música e Som”. 

Em 1982 foi um dos membros fundadores da União Nacional dos Artistas e Escritores (UNAE), sediada em Bissau. Na política, é deputado pelo PAIGC desde 1994, foi diretor geral do Turismo, secretário de Estado de Turismo, ministro do Turismo, ministro do Turismo e do Ordenamento do Território e também secretário de Estado da Juventude, Cultura e Desportos. 

Conduto de Pina foi um dos fundadores da Associação de Escritores da Guiné-Bissau em 2013. “O silêncio das gaivotas”, “Parmaña paradu”, “Palavras suspensas” e “Antologia poética da Guiné-Bissau” são algumas das suas obras. 

De recordar que, os Meninos Cantores do Municipio da Trofa, o coro que reúne cerca de 40 crianças de todas as freguesias do Concelho gravou, em 2018, o CD “Oito Canções. Oito Países”, com canções de todos os oito países de língua oficial portuguesa, sendo cada um dos poemas da autoria de um autor/escritor oriundo de cada um dos diferentes países. 

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T