COVID19
CÂMARA DA TROFA TESTA UTENTES DOS LARES LOCAIS AO NOVO CORONAVÍRUS COM APOIO DO GRUPO TROFA SAÚDE HOSPITAL
06 de Abril de 2020
0 comentários

RASTREIO AOS SENIORES INSTITUCIONALIZADOS ARRANCOU ESTE SÁBADO, 04 DE ABRIL
 
 
Arrancou este sábado de manhã, dia 04 de abril, a operação de controlo ao novo coronavírus nos lares e Instituições de Solidariedade Social do Município da Trofa. Os testes gratuitos para os utentes e colaboradores, são assegurados pela Câmara Municipal da Trofa e pelo Grupo Trofa Saúde Hospital, em parceria com a Unilabs. 

Numa altura em que a pandemia do novo Coronavírus deixa marcas acentuadas naquela que é a faixa etária mais sensível ao risco de infeção, a Câmara Municipal da Trofa une-se ao Grupo Trofa Saúde Hospital e à Unilabs para a realização de testes gratuitos COVID19 aos utentes dos lares do Concelho e respetivos colaboradores.

Assegurando a despesa total dos testes, que não terão, por isso, qualquer custo para instituições ou utentes, a Câmara Municipal da Trofa e o Grupo Trofa Saúde Hospital disponibilizam este controlo sanitário aos seniores que se encontram em Instituições de Solidariedade Social do Município da Trofa e que detêm ou dirigem Centros/Lares de Terceira Idade.

“Os últimos dias foram de muita preocupação, pois era urgente avançarmos com os testes ao Covid-19, nos lares do Concelho, para segurança dos nossos seniores e para segurança de todos os colaboradores daquelas instituições, que aproveito para salientar e enaltecer, estão a adotar todas as medidas ao seu alcance para prevenir e mitigar a propagação do surto do coronavírus. Foi por isso, com enorme gratidão que a nossa Câmara Municipal recebeu este apoio do Grupo Trofa Saúde, para cofinanciar a 50% esta ação, fundamental nesta fase e ainda mais quando falamos de pessoas idosas”, explica o Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto.

O Autarca Trofense acrescenta ainda que, “para fazer face a esta necessidade, a nossa Câmara Municipal vai responsabilizar-se por 50% das despesas associadas a esta intervenção, sendo os restantes 50% assumidos pelo Grupo Trofa Saúde, numa demonstração de enorme civismo, de responsabilidade social e de profunda empatia com a comunidade que viu nascer este grupo, num gesto que agradecemos em nome de todos os Trofenses”. 

Sublinha Jorge Curval, Administrador do Trofa Saúde Hospital, que “todos sabemos dos problemas e necessidades que Portugal e o mundo atravessam por força da disseminação tão agressiva deste vírus. O concelho da Trofa não é exceção. Apesar de todas as carências e dificuldades operacionais e logísticas que as entidades que intervêm na saúde estão a atravessar, o Trofa Saúde Hospital, enquanto grupo de referência internacional não podia alhear-se ao facto de ter nascido e crescido na Trofa. Por isso, dentro da “nossa” nobre missão de tratar da saúde das pessoas, é uma obrigação proporcionar aos Seniores do nosso concelho a realização dos testes Covid-19, tanto mais que a partir destes contribuímos para prevenir a sua saúde e a de todos os que os rodeiam”.

O mesmo Administrador deixa ainda uma “uma nota de gratidão à colaboração da Camara Municipal da Trofa e à Unilabs e aos profissionais de saúde dos quadros do Trofa Saúde Hospital que se voluntariaram para realizar os testes na Misericórdia da Trofa, Centro Social de S. Martinho de Bougado e Centro Social de S. Mamede do Coronado”.

A realização dos testes gratuitos ao COVID-19 teve início este sábado, dia 4 de abril, no Lar Paroquial de S. Martinho de Bougado, com a realização de 38 testes. 

Nas próximas terça e quinta-feira, dias 7 e 9 de abril, respetivamente, o controlo sanitário terá lugar na Santa Casa da Misericórdia da Trofa (Lar Imaculada Conceição e Alfredo Carriço), sendo realizados testes a 107 utentes. 

Já no sábado, dia 11 de abril, é a vez do Lar Centro Social Paroquial de S. Mamede do Coronado, onde serão realizados 37 testes.
  
Ao todo, realizar-se-ão 182 testes COVID-19. A realização dos testes tem início, em todas as instituições, pelas 09h00 e será feita por uma equipa de três profissionais de saúde.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T