Municipio
ESCAVAÇÕES JÁ DECORREM NO CASTRO DE ALVARELHOS
28 de Abril de 2020
0 comentários

NOVAS ESCAVAÇÕES INICIARAM A 20 DE ABRIL

Depois da Candidatura “Promoção, Valorização e Beneficiação do Castro de Alvarelhos” ser aprovada no final do ano passado, chegam agora as boas notícias para a cultura e o património da Trofa e da região. As escavações e os estudos arqueológicos ao Castro de Alvarelhos começaram no passado dia 20 de abril.
Esta operação foi aprovada no âmbito de uma candidatura submetida pela Câmara Municipal da Trofa ao Programa Norte 2020, com um investimento elegível de quase 438 mil euros, que será comparticipado em 85%.

Possibilitar a criação de condições de acesso e de visitação daquele monumento nacional, tornando o Castro de Alvarelhos acessível a todos é um dos grandes objetivos deste investimento que engloba um posto de apoio à visitação e áreas de estacionamento e estadia, bem como trazer dinamização e capacitação da Rede de Castros do Noroeste.

Em simultâneo esta candidatura inclui ainda a vertente da realização de um estudo científico para valorização do Castro, incluindo a realização de novas escavações que vão “produzir” novos achados e consequentemente novos trabalhos científicos, contribuindo também para o aumento, a conservação e o restauro do acervo proveniente do Castro.

Para Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa, este investimento “é, sem dúvida, uma mais valia para a Trofa, para os Trofenses e para toda a região, uma vez que será possível requalificar a zona envolvente daquele monumento, permitindo a continuidade nos estudos arqueológicos do Castro de Alvarelhos”.

De recordar que o Castro de Alvarelhos é Monumento Nacional, desde 16 de Junho de 1910, beneficia de uma Zona Especial de Proteção, desde 1976, retificada e ampliada em 1992. Teve várias épocas de ocupação, desde os finais da Idade do Bronze à Idade Média, e delas guarda vestígios materiais e arquitetónicos.
O povoado estende-se desde o cabeço, denominado “Monte Grande”, pela encosta abaixo, na direção nordeste, ladeado por duas linhas de água, numa extensa área que o coloca entre os maiores do Noroeste Peninsular. A sua localização, na encosta voltada ao fértil vale aluvionar, é sugestiva do carácter agro-pastoril das comunidades que o habitaram ao longo dos tempos.
A ocupação deste local durante a Idade do Bronze está documentada por cerâmicas polidas e carenadas, machados em pedra polida e lâminas em sílex, sendo, por ora, desconhecidos vestígios de construções desse período.
Durante a Idade do Ferro, aparece-nos designado como “castellvm madiae” - o castro dos madequisenses - povo indígena que aqui habitou a partir do século II aC. Esta comunidade, que seria, já nos finais do milénio, tão importante quanto dinâmica no contexto regional, abraçará com empenho o processo romanizador, transformando-se cultural e urbanisticamente num modelo que procura imitar os padrões da urbe clássica.

Desta forma, a partir dos inícios do século I d.C., o povoado indígena sofre profundas reformulações arquitetónicas, mormente nos espaços e equipamentos de carácter social, mas também na estruturação dos espaços domésticos, que cada vez mais adotam os modelos de construção romana. O carácter de centralidade deste povoado na região circundante parece claro, apesar de continuar ambíguo o seu estatuto jurídico, enquanto sítio urbano secundário, suspeitando-se que possa ter sido um “vicvs”.
A proximidade da via romana, troço Cale-Bracara, documentada por um miliário encontrado na área do povoado, reforça a importância geoestratégica deste núcleo urbano.

Este longo percurso sob o domínio romano durou até aos finais do império e foi o mais marcante para a configuração deste sítio arqueológico. A partir de meados do século V d.C., e talvez na sequência de um amplo incêndio, a população debandou, ou circunscreveu-se a espaços ainda não detetados pela Arqueologia, pelo que este núcleo urbano, enquanto tal, é definitivamente abandonado.

As fases de ocupação seguintes são pontuais, reportando-se a uma pequena fortificação no Monte de S. Marçal, entre os séculos IX e XII, e uma igreja com cemitério, datável entre meados dos séculos XII e XVI

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T