Atualidade
TROFA INTEGRA OFICIALMENTE A REDE EUROPEIA DE MUNICÍPIOS AMIGOS DAS FAMÍLIAS
15 de Junho de 2020
0 comentários

CONVITE FOI FEITO PELO OBSERVATÓRIO DAS AUTARQUIAS FAMILIARMENTE RESPONSÁVEIS

O Município da Trofa aceitou o convite do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, e aderiu à Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias. Uma política de apoio às famílias e aos munícipes, e, por consequência, as boas práticas adotadas, permitiram à Autarquia Trofense a integrar o movimento a favor de uma Europa mais amiga da família.

A convite do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, o Município da Trofa integra oficialmente Rede Europeia de Autarquias Amigas da Família. Este reconhecimento surge pelas boas práticas adotadas no concelho, com base numa política de apoio às famílias e aos munícipes.

Com esta adesão, a Trofa passa a constar da base de dados da Rede Europeia, que permite o acesso a um conjunto exclusivo de boas práticas a nível europeu. Com esta integração, a Autarquia Trofense marcará agora também presença em reuniões, seminários, workshops e convenções europeias.

“O convite para participação nesta rede é um reconhecimento do investimento que, enquanto Câmara Municipal, temos dedicado ao desenvolvimento e à implementação de políticas de apoio à família. Destacam-se, por exemplo, as medidas de apoio às famílias com necessidades especiais, o programa de apoio a famílias emigrantes, o apoio ao arrendamento e em situações de fragilidade social. Às várias medidas soma-se o reforço e criação de apoios municipais nesta época particular que o país atravessa”, explica o Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto.

Mais informado e melhor preparado para a definição de novas políticas relacionadas com as questões familiares, o Município da Trofa passa assim, a contribuir ativamente para a construção de uma Europa mais amiga da família e a poder utilizar o logotipo da rede Europeia.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis assinou um protocolo de colaboração com a Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias, que foi criada em 2008 pela ELFAC – Confederação Europeia de Famílias Numerosas. A ELFAC foi formalmente constituída em 2004 e representa mais de 60 milhões de cidades em todo o mundo.

Os objetivos desta Confederação são representar social e economicamente os interesses das famílias com crianças, em geral, e das grandes famílias, em particular. Para além de promover e defender os interesses das famílias, esta rede visa influenciar as políticas públicas, informar e aconselhar as famílias e partilhar informação sobre as melhores práticas em matéria de política a nível europeu.

De recordar que a Câmara Municipal da Trofa já foi distinguida pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, em novembro de 2019, com a bandeira de Município Amigo das Famílias.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T