Atualidade
SANTEIROS DE S. MAMEDE DO CORONADO NAS MEIAS-FINAIS DAS 7 MARAVILHAS DA CULTURA POPULAR
29 de Julho de 2020
0 comentários

ANÚNCIO FOI FEITO NO PROGRAMA DA RTP, QUE DECORREU EM DIRETO NA FREGUESIA DO CORONADO

Os Santeiros de São Mamede do Coronado estão nas meias finais do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular. A candidatura da Trofa foi a mais votada durante o programa da RTP sobre os candidatos do distrito do Porto, que decorreu em direto na antiga casa do mestre José Ferreira Thedim, localizada na freguesia de São Mamede do Coronado.

Emoção e nervosismo marcaram o programa da RTP realizado esta segunda-feira na Vila do Coronado. Os Santeiros de São Mamede passaram à semi-final do concurso As 7 Maravilhas da Cultura Popular, anúncio feito em direto para o país e para o mundo, na antiga casa do mestre José Ferreira Thedim, na freguesia de S. Mamede.

A candidatura da Trofa foi a mais votada durante o programa relativo aos candidatos do distrito do Porto, que juntou todos os representantes e padrinhos dos participantes desta categoria. O Município da Trofa fez-se representar pelo Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto; pelo Vereador da Cultura, Renato Pinto Ribeiro; pelo Padrinho da Candidatura, José Manuel Tedim, e ainda pelos santeiros Augusto Ferreira, Jorge Brás e Fernando Duarte.

Em divulgação da cultura e gastronomia do Município estiveram o artesão Abílio Cardoso, as bandas Sons e Cantares do Ave e Sons e Cantares d’Outrora, a Licoreira Portuguesa, a learia ApiSantos e o Restaurante Antiga Casa Mota.

O programa das 7 Maravilhas da Cultura Popular deu ainda a conhecer, com três visitas guiadas, o Parque das Azenhas, o Castro de Alvarelhos e a Igreja Paroquial de Santiago de Bougado, que tem projeto do arquiteto italiano Nicolau Nasoni. 

A candidatura dos Santeiros de S. Mamede do Coronado, muito importante para a Trofa projeta os Santeiros da região como um marco relevante da valorização do património cultural, material e imaterial, associado à produção de imaginária religiosa na Trofa e em Portugal, de que é exemplo maior a escultura de Nossa Senhora de Fátima que está na capelinha das Aparições no santuário de Fátima.

A 16 de agosto, segue-se um programa de repescagem, onde o voto popular decidirá quais os 8 repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais. Estes 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto.

A 5 de setembro será efetuada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular, no horário nobre da RTP 1.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T