Atualidade
SANTEIROS DE SÃO MAMEDE DO CORONADO APURADOS PARA A GRANDE FINAL DAS 7 MARAVILHAS
30 de Agosto de 2020
0 comentários

 

PROGRAMA DA RTP, QUE ESTE ANO RECONHECE A CULTURA POPULAR, REALIZA-SE NO PRÓXIMO SÁBADO, EM BRAGANÇA

 

Os Santeiros de São Mamede do Coronado estão na Grande Final das 7 Maravilhas da Cultura Popular. A arte sacra que se faz no Município da Trofa foi uma das candidaturas apuradas este domingo, no programa transmitido pela RTP em direto de Torres Novas. A Grande Final decorre já no próximo sábado, 5 de setembro, em Bragança.

 

A Trofa está entre os 14 Finalistas das 7 Maravilhas da Cultura Popular, representada pela arte dos Santeiros de São Mamede do Coronado. O património do Concelho da Trofa classificou-se em primeiro lugar, entre as 14 candidaturas que disputaram um lugar na final, no passado domingo, em Torres Novas.

 

De recordar que os Santeiros de S. Mamede do Coronado são herdeiros de uma longa tradição de artesãos que conheceram grande projeção em 1920, com a criação da escultura de Nossa Senhora de Fátima.  Esta que é uma das imagens religiosas mais famosas do mundo, e que já completou 100 anos, nasceu das mãos de um Mestre santeiro de S. Mamede do Coronado, José Ferreira Thedim.

 

A candidatura dos Santeiros de S. Mamede do Coronado foi defendida pelo Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto e pelo Padrinho da Candidatura, o Professor Doutor José Manuel Tedim, que é filho de um santeiro e sobrinho neto do Mestre José Ferreira Thedim, autor da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, que está na Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima, e ainda da Virgem Peregrina que já percorreu o mundo todo.

 

A representar a arte sacra que se faz no Concelho esteve também aquele que é o santeiro mais novo do Município, Augusto Ferreira, que apresentou algumas das emblemáticas peças que representam esta tradição.

 

A votação dos 14 patrimónios finalistas reinicia a 1 de setembro, da parte a manhã, e termina a 5 de setembro à indicação dos apresentadores da cerimónia da Grande Final, que irá decorrer pela meia noite, próximo sábado, em Bragança, como referiu a organização em comunicado. Os Santeiros de S. Mamede do Coronado continuam a apelar ao voto através do 760 207 810.

 

As 7 Maravilhas da Cultura Popular integram um Conselho Científico que selecionou as candidaturas antes da fase da votação popular, composto pela Associação Portugal Genial, o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, o Centro Nacional de Cultura, o INATEL, Joana Vasconcelos, a República Portuguesa – Ministério Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Turismo de Portugal e conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o  Presidente da República.

 

Além dos Santeiros de São Mamede do Coronado, da Trofa, que representam o distrito do Porto, estarão a concurso a arte da seda de Freixo de Espada à Cinta (distrito de Bragança), a feira de S. Tiago, na Covilhã (distrito de Castelo Branco), os muros de Pedra Seca, de Porto de Mós (distrito de Leiria), Festa da Bênção do Gado, em Riachos (distrito de Santarém), a Romaria de S. Bartolomeu, de Ponte da Barca (distrito de Viana do Castelo), as festas em Honra da Nossa Senhora dos Remédios, de Lamego (distrito de Viseu). A primeira final já tinha apurado o Bailinho da Madeira, a Festa do Colete Encarnado, o Criptojudaísmo de Belmonte, a Festa da Espiga, a Festa de São João de Braga, a Romaria de São João D’Arga e as Festas de Santo António de Lisboa.

 

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T