Atualidade
ARTE SACRA DO VALE DO CORONADO DOCUMENTADA EM LIVRO
11 de Setembro de 2020
0 comentários

 

PUBLICAÇÃO DA AUTARQUIA TEM NOVA EDIÇÃO, DEPOIS DO RECONHECIMENTO DA ARTE COMO UMA DAS 7 MARAVILHAS DA CULTURA POPULAR

 

A publicação é de 2017, mas ganha nova vida após a distinção atribuída aos Santeiros de São Mamede do Coronado como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular. “A produção da Arte Sacra no Vale do Coronado”, criada pelo Município da Trofa, regista e eterniza num documento histórico e testemunhal esta importante marca cultural do concelho.

 

Atendendo à importância do seu legado tão específico e original, a Câmara Municipal editou, em 2017, a publicação “A produção da Arte Sacra no Vale do Coronado”, livro que ganha agora nova vida depois da distinção atribuída aos Santeiros de São Mamede do Coronado como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular.

 

Esta publicação reconhece e regista a importante herança associada à produção de imaginária religiosa que, ao longo de décadas, se desenvolveu no Vale do Coronado, assumindo-se como um testemunho vivo de todo o saber que se passou de mestres para aprendizes.

 

Assim, com a intenção de estudar e dar a conhecer oficinas, indivíduos, objetos, matérias-primas, estéticas, métodos e técnicas de produção, este documento de registo histórico e testemunhal, surge no seguimento da aquisição, em 2014, de todo o espólio da oficina Stúdio Nossa Senhora de Fátima do mestre Avelino Moreira Vinhas.

 

Em 2015, a Câmara Municipal da Trofa propôs, aliás, a inscrição do “Saber-fazer dos Santeiros de São Mamede do Coronado” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

 

O trabalho editado resulta de conteúdos originais apresentados na exposição “A produção de Arte Sacra no Vale do Coronado”, que esteve patente ao público entre 17 de novembro e 31 de dezembro de 2012, na Casa da Cultura da Trofa.

 

Entre os temas desenvolvidos nesta publicação estão o ofício no Vale do Coronado, o processo de produção, as oficinas e os rostos atuais do ofício, com cedência de imagens, documentação e testemunhos de Alberto Vieira de Sá, Augusto Ferreira, Boaventura Pereira Matos, Fernando Duarte, Joaquim Oliveira (1926 – 2010), Jorge Brás, Lino Pereira (1939 – 2009), Mamede Bianchi Thedim, Manuel Moreira, Manuel Santos e Zacarias Tedim.

 

A nova edição estará disponível em breve.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T