Atualidade
TROFENSE É UMA DAS CIENTISTAS PORTUGUESAS EM INVESTIGAÇÃO NA AGÊNCIA ESPACIAL EUROPEIA
29 de Setembro de 2020
0 comentários

CLÁUDIA AZEVEDO ESTÁ A TESTAR A REAÇÃO DA ABSORÇÃO DE FÁRMACOS EM HIPERGRAVIDADE

 

A trofense Cláudia Azevedo é uma das cientistas entre o grupo de investigadoras portuguesas que está em trabalho na Agência Espacial Europeia. O grupo está a testar a reação da absorção de fármacos na gravidade.

O nome da Trofa marca presença entre o grupo de investigadoras portuguesas que está na Agência Espacial Europeia, na Holanda, a testar a reação da absorção de fármacos na gravidade. A cientista trofense Cláudia Azevedo integra a equipa que quer ver como a gravidade influencia a absorção de fármacos pelo organismo.

A investigação decorre há mais de um ano e chega agora à fase de testes na Agência Espacial Europeia, no Centro de Investigação da ESA na Holanda. A ideia é perceber se a hipergravidade, ou seja, se submetendo estas células a níveis de gravidade diferentes, poderá ter um impacto na absorção destes fármacos.

Os dois tipos de medicamentos, um para a diabetes e outro anticancerígeno, serão introduzidos em nanopartículas, e foram testados numa centrífuga de grande diâmetro.

Um dos grandes problemas das indústrias farmacêuticas, ou do tratamento das doenças, é que os compostos não têm absorção intestinal insuficiente para chegar à corrente sanguínea e curar uma doença. Para já, o objetivo é perceber os mecanismos, perceber se há alterações na absorção na hipergravidade, e avançar, posteriormente, com teste em gravidade zero.

Depois de uma semana no Centro Europeu de Investigação e Tecnologia Espaciais, as investigadoras regressaram ao Porto, ao I3S, onde vão trabalhar as conclusões desta experiência feita na Holanda.

 

fonte: tvi24

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T