Municipio
LOJA INTERATIVA DE TURISMO RECEBE EXPOSIÇÃO DE CAMISOLAS POVEIRAS
19 de Outubro de 2020
0 comentários

ATÉ DIA 20 DE NOVEMBRO HÁ NA TROFA EXEMPLARES DESTA ARTE POVEIRA LIGADA À TRADIÇÃO PISCATÓRIA

 

Até dia 20 de novembro, a Loja Interativa de Turismo da Trofa recebe uma exposição de Camisolas Poveiras, cedida pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Ao todo são 17 peças do antigo traje de romaria com origem nesta cidade para conhecer. Entrada gratuita.

 

A camisola poveira bordada é feita em lã branca de fio grosso, da zona da Serra da Estrela, denominada “lã poveira” e decorada a ponto de cruz, com motivos de inspiração diversa.

 

Era inicialmente (1ª metade do século XIX) feita em Azurara e Vila do Conde e bordada (ou marcada) na Póvoa pelos velhos pescadores. Em evolução, passou a ser bordada pelas mães, esposas e noivas dos pescadores, e depois feita e bordada na Póvoa.

 

Este traje seria de romaria e festas, visto que nas fotografias obrigatórias para a inscrição marítima na Capitania (instalada em 1885), eram muito poucos os pescadores que se apresentavam de camisolas poveiras (camisolas de lã branca bordadas a ponto de cruz). Isto devia-se a que quando a fotografia era tirada, os pescadores estavam com roupa de trabalho, que usariam à semana.

 

A fotografia mais representativa da camisola poveira e da versão generalizada é a do pescador José da Silva Braga (o Tio Piroqueiro). A sua imagem tem servido de inspiração a fotógrafos, pintores, escultores e a modernos estilistas de moda.

 

Santos Graça, ao criar o Rancho Poveiro em 1936, escolheu este traje tradicional como símbolo da comunidade poveira. A camisola teve o seu auge de produção nos anos 50, 60 e 70 do século XX muito devido ao impacto do filme Ala-Arriba de Leitão de Barros, tendo entrado em declínio nas décadas seguintes. No período de maior produção, houve exportação para diversos países em todos os continentes, onde o filme foi também exibido.

 

Hoje em dia, tem-se buscado formas para a modernizar por um lado e por outro manter os saberes tradicionais. Recentemente, Nuno Gama, um reconhecido estilista, apresentou camisolas poveiras em desfiles em MilãoBarcelona e Nova Iorque; havendo outros estilistas interessados no rejuvenescimento deste artesanato.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T