Municipio
PESOS DE TEAR DA ERA ROMANA EM EXPOSIÇÃO EM ALVARELHOS
28 de Outubro de 2020
0 comentários

INSTRUMENTO PROVENIENTE DO CASTRO DE ALVARELHOS É PEÇA EM DESTAQUE NO MÊS DE NOVEMBRO

 

A habitual exposição “A Peça do Mês” que dá a conhecer um achado arqueológico, mensalmente, passará a estar patente ao público, na Junta de Freguesia de Alvarelhos e Guidões – Polo de Alvarelhos.

 

Assim, durante o mês de novembro, a Junta de Freguesia terá em exposição pesos de tear da era romana, oriundos do Castro de Alvarelhos, em mais uma mostra promovida pela Câmara Municipal, no âmbito da rubrica “A arqueologia da Trofa expõe…”.

 

O desenvolvimento tecnológico da indústria têxtil teve e tem um papel significativo no comércio ao longo da história da humanidade. No mundo romano, esta tecnologia teve um lugar de destaque a nível socioeconómico, sendo a sua ferramenta primordial o tear. Muitas casas estariam equipadas com o seu próprio exemplar, utilizado na produção de tecidos, essenciais ao fabrico de agasalhos e tapeçarias. Existiam vários tipos de teares, que variavam consoante o tamanho, o tipo e a escala de produção.

 

Por serem maioritariamente de madeira, os componentes dos teares romanos não sobreviveram ao tempo. Os vestígios arqueológicos mais frequentes, que chegaram até aos nossos dias, são os pesos de tear. Para além destes, é possível conhecer a forma e funcionamento dos teares através das ilustrações da época, da literatura romana e pela comparação com os modelos atuais.

 

Os pondera, ou pesos de tear em cerâmica, são elementos exclusivos do tear vertical de pesos. É a forma de tear mais antiga, uma estrutura simples constituída por dois postes verticais e uma viga superior, que suporta a urdidura.

 

Os pesos são os elementos de tensão que permitem entrelaçar os fios sem que estes afrouxem. Podem variar de tamanho, de peso, de forma e número de furos. O fabrico destes utensílios era pouco cuidado, dado que utilizavam barro com muitas impurezas, semelhante ao utilizado nos materiais de construção como a telha ou o tijolo.

 

Os pondera em exposição na Junta de Freguesia de Alvarelhos e Guidões – Polo de Alvarelhos durante o mês de novembro pertencem, muito provavelmente, a teares de utilização doméstica, uma vez que foram achados no interior de habitações do Castro de Alvarelhos.

Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T