Atualidade
JANEIRO TRAZ DE VOLTA A ARQUEOLOGIA A ALVARELHOS
04 de Janeiro de 2021
0 comentários

PRATO DA ERA ROMANA, ORIUNDO DO CASTRO DE ALVARELHOS, É A PRIMEIRA PEÇA EM EXPOSIÇÃO NO ANO DE 2021

 

A rubrica “A arqueologia da Trofa expõe…”, promovida pela Câmara Municipal, está de regresso ao polo de Alvarelhos da Junta de Freguesia de Alvarelhos e Guidões em 2021. Em janeiro, a peça em destaque será um prato da era romana, utensílio doméstico oriundo das escavações no Castro de Alvarelhos.

 

Os artefactos de cozinha em cerâmica, como pratos, copos, tijelas, vasos e potes para cozinhar e armazenar alimentos, são abundantes no Castro de Alvarelhos. Os pratos, muito utilizados no período romano, tinham funções e aspetos variados, consoante o gosto e o poder económico do seu proprietário.

O barro é um recurso utilizado pelo Homem, desde a pré-história. Por meio da sua modelação e cozedura, é possível criar objetos cerâmicos de grande utilidade para o dia-a-dia, como utensílios de cozinha e materiais de construção. A recolha e análise destes elementos, devidamente enquadrados, permitem conhecer a história e a evolução dos sítios arqueológicos. Pelo estudo da tecnologia de produção, da forma, aspeto exterior e tipo de utilização dos fragmentos, é possível compreender o seu contexto cultural.

Os estudos realizados em torno dos artefactos, essencialmente cerâmicos, recolhidos no Castro, permitiram documentar genericamente as ocupações mais antigas e conhecer as suas transformações no modo e qualidade de vida dos seus habitantes aquando da permanência romana.

A peça exposta é constituída por fragmentos de um prato com tratamento de superfície vermelho-alaranjado não vitrificável. Os englobes (tratamento de superfície) eram bastante utilizados e apreciados o período romano. Além do aspeto que conferiam às peças, serviam de barreira entre o barro e os produtos conservados ou cozinhados nos utensílios, o que permitia prolongar a durabilidade da peça. As peças podiam ter superfícies vidradas ou mate, variando consoante o tipo e o local de produção. Encontrando-se por todo o Império, estes artefactos atestam a relevância das importações que, aos poucos, foram uniformizando o gosto romano por todo o seu domínio.

A peça exposta foi recolhida em contexto de escavação no Castro de Alvarelhos. Rança que determinado sítio teve ocupação romana.

Comentários
Sem comentários
Publicidade
Vídeos
ALDEIA NATAL DA TROFA 2023
PARADA DE NATAL 2023
MOVE - T